Um dos fatores que envolvem o plástico PET e o tornam tão vantajoso e utilizado é sua sustentabilidade e poder de reciclagem. No artigo abaixo, conheça a grande importância desse material na indústria sustentável!
Melhor opção
O plástico, em relação a outros materiais usados para o mesmo fim, é o menos agressivo para o meio ambiente, sendo uma ótima opção para a indústria sustentável.
Sua produção utiliza poucos recursos naturais, em grande parte subprodutos da indústria petroquímica, reduzindo o desperdício tanto da matéria-prima como da energia utilizada para sua produção.
Sendo menor, mais compacto e mais leve, também reduz a quantidade de combustível usada para realizar o transporte de produtos que utilizam embalagens como as garrafas PET.
Reduz o desperdício
Atualmente, o desperdício de alimentos é uma das principais fontes de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 8% a 10% das emissões desses gases vêm de alimentos desperdiçados.
As embalagens de plástico PET, além de conservarem os alimentos com qualidade, prolongando sua vida útil, também possuem bons sistemas de fechamento que ajudam a evitar o desperdício, contribuindo para seu uso na indústria sustentável.
Reciclagem do material
Além da redução de resíduos em locais inapropriados, problema visto em muitos locais, a reciclagem de PET traz uma série de vantagens para a indústria sustentável.
A reciclagem do plástico PET diminui a necessidade de produção do plástico virgem, resultando em menos consumo de matérias-primas e de energia, afetando diretamente o impacto ambiental da indústria.
Reduz, também, o descarte incorreto de materiais como garrafas plásticas que normalmente é feito em mares. Essa redução ajuda a preservar espécies que vivem nos oceanos, preservando o ecossistema marinho local.
O aumento da reciclagem de PET pode estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas para a indústria sustentável, melhorando a eficiência do processo e a qualidade dos materiais resultantes dele.
A Eplast
A Eplast, empresa referência na cadeia de embalagens PET, investe em práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) focado em um futuro sustentável em todos os processos da produção.
Assuntos
Receba novidades
Leia também
Institucional
A importância da logística na indústria
A logística desempenha um papel fundamental em qualquer setor industrial, e sua relevância só tem crescido com o…
continuar leituraProdutos
O que são tampas plásticas?
As tampas plásticas são componentes essenciais na indústria de embalagens, desempenhando um papel importante na proteção e conservação…
continuar leituraNovidades
Tendências do plástico PET para 2025
O mercado de plástico PET está em constante evolução, impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças nos hábitos de consumo…
continuar leituraProdutos
Distribuidora de pré-forma PET: conheça a Eplast
A Eplast é uma distribuidora de referência no mercado de pré-forma PET, fornecendo soluções de alta qualidade para…
continuar leituraInstitucional
Como é o processo de reciclagem de garrafas PET?
A reciclagem de garrafas PET desempenha um papel importante na sustentabilidade ambiental, ajudando a reduzir o desperdício e…
continuar leituraProdutos
O que é garrafa PET?
As garrafas PET estão tão presentes em nosso cotidiano que muitas vezes não refletimos sobre sua origem, processo…
continuar leituraInstitucional
Quais os diferenciais da Eplast?
A Eplast está no mercado desde 2011 e se destaca pela distribuição de pré-forma PET de alta qualidade….
continuar leituraNovidades
Para quê serve a pré-forma PET?
A pré-forma PET é um componente essencial na fabricação de diversas embalagens plásticas. Sua importância é evidente na…
continuar leituraESG
Como é o processo de reciclagem de plástico?
A reciclagem de plástico é um tema cada vez mais relevante. Com o aumento do consumo de produtos…
continuar leituraESG
Tendências do mercado de embalagens plásticas
O mercado de embalagens plásticas está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nas preferências dos consumidores…
continuar leitura
Deixe seu comentário